Jornal Correio Braziliense

Economia

Azul Linhas Aéreas pede autorização para iniciar voos em Uberaba

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta quinta-feira (3/2), para começar a operar em Uberaba com voos diários partindo da cidade mineira em direção à Campinas, São Paulo. Se aprovado o pedido, serão dois voos diários de domingo a sexta e um aos sábados, realizados por turboélice modelo ATR. A partir de Viracopos, será possível fazer conexões para 28 outros destinos. A chegada da companhia no município está prevista para início de abril.

A companhia aérea Azul se firma como a quarta companhia criada pelo empresário David Neeleman a se consolidar no mercado. Depois da estrear na sexta posição em janeiro de 2009, a Azul aérea surfou em um crescimento acentuado e desbancou as concorrentes Trip, Avianca (ex-OceanAir) e Webjet. Agora, com fatia de cerca de 7% no mercado doméstico, só perde para TAM e Gol.

A projeção da Azul é de chegar a 2013 com 20% do mercado, metade do que a Gol detém atualmente. O caminho para chegar a essa taxa passa por uma entrada forte na aviação regional a partir de novembro desse ano, quando a empresa recebe a primeira aeronave turboélice ATR, de uma encomenda de 20 aviões, com opção para mais 20.