Sabe aquele cara que é meio quadradão e resolve ir ao cabeleireiro dar um tapa no visual? Então, essa metáfora pode ser utilizada para explicar o novo Renault Logan. Apesar de continuar com linhas sóbrias e um design mais tradicional, o modelo 2011 do sedã compacto traz um visual renovado, com aspecto mais jovem. O veículo não perdeu suas principais características, como o grande espaço interno, o porta-malas de 510 litros e o bom preço ; R$ 40.850, a versão mais completa.
O modelo testado pelo Correio (Expression) tem motor 1.6, 92cv/95cv a 5.250rpm, oito válvulas e é flex. Na lista de equipamentos estão vidros e travas elétricas, som com MP3, direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, faróis de neblina e rodas de liga leve. Todo esse emaranhado de coisas está dentro de um carro ;grande; ; cerca de 4,3 metros de comprimento, 1,5m de largura e entre-eixos de 2,6m ;, que responde bem às necessidades de um ambiente urbano.
Conduzir o novo Logan pela cidade é uma experiência satisfatória. Como é espaçoso ; a versão 2011 ganhou 3,9cm em relação à anterior ; e um pouco pesado (mais de uma tonelada), o carro não possui uma arrancada muito forte. Na verdade, esse é o principal problema, já que no trânsito, por vezes, o motorista necessita de uma resposta de aceleração mais rápida. No entanto, depois de iniciado o movimento, o carro se comporta bem e desenvolve boa velocidade. Segundo a Renault, o modelo testado pode atingir entre 173-175km/h, dependendo do combustível escolhido.
Uma característica marcante é o espaço interno. O sedã abriga confortavelmente cinco pessoas e, mesmo assim, deixa um bom espaço para o motorista, que não fica espremido contra o volante. Os passageiros também podem ficar relaxados. Em comparação com os principais rivais, o carro da montadora francesa ganha de todos. Por exemplo, o que chega mais perto é o Fiesta Sedan, com 2,49m de entre-eixos. Ainda nesta linha, outro ponto de destaque é o porta-malas. Com 510 litros de capacidade, é possível acomodar tranquilamente, por exemplo, um carrinho de bebê. Por isso, o veículo se torna tão interessante para quem tem uma família grande ou vive dando carona.
Principais concorrentes *
VW Voyage 1.6 Comfortline / R$ 50 mil
Fiat Siena Essence 1. 6 / R$ 48 mil
Ford Fiesta Pulse 1.6 / R$ 45 mil
Nissan Tiida 1.8 / R$ 44.500
Corsa 1.4 Premium / R$ 42.800
* Preço sugerido nos sites das respectivas montadoras, com equipamentos opcionais incluídos nas versões topo de linha de cada modelo.