Jornal Correio Braziliense

Economia

Consumidor está menos confiante em janeiro diante do cenário econômico

Os consumidores brasileiros estão menos otimistas neste mês. Segundo apurou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 2 mil pessoas, o indicador que mede a confiança dos consumidores em relação ao cenário econômico ficou 1,5% menor em comparação a dezembro de 2010.

Os dados foram coletados de 14 a 18 de janeiro. Os números mostram que 60% acreditam que a inflação subirá. Piorou também a percepção das pessoas que acreditam na elevação da renda. Enquanto na pesquisa de dezembro, 44% dos entrevistados estavam otimistas, em janeiro de 2010, a porcentagem caiu para 36%.

Dos entrevistados, 36% apostam na manutenção do nível de desemprego e 28% estimam uma redução do número de desempregados. Outro indicador que piorou foi o da expectativa com relação à inflação, que recuou 2,4% em relação a dezembro. Na avaliação da CNI, o resultado mostra que mais consumidores estão preocupados com a elevação dos índices de preços. As expectativas de compras de bens de maior valor, por exemplo, caíram 3,9% em janeiro.

Um dado positivo foi a expectativa diante do endividamento, com alta de 2,4% entre os que acreditam que estarão menos endividados. Diante de dezembro, o índice dos que acreditam que o nível de desemprego vai diminuir está 2,4% maior em janeiro.