TÓQUIO, 26 janeiro 2011 (AFP) - A Toyota anunciou nesta quarta-feira (26/1) um recall de 1,7 milhão de carros em todo o mundo por riscos de vazamento de combustível, em um novo golpe para a montadora japonesa, que tenta superar crises recentes para manter a posição de liderança mundial de automóveis.
A medida envolve 1,28 milhão de veículos no Japão e 421.000 no exterior, segundo a empresa e o ministério nipônico dos Transportes.
Além do Japão, os mercados mais afetados são Estados Unidos e o restante da América do Norte (280.000), a Alemanha e, em menor medida, Rússia e Nova Zelândia.
Nos Estados Unidos, 245.000 unidades do modelo de luxo Lexus, fabricados entre 2006 e o início de 2009, serão revisados.
No Japão, a medida afeta quase 20 modelos fabricados entre 2000 e 2009.
Diferentes problemas observados afetam total ou parcialmente os veículos e podem provocar um vazamento de combustível. As autoridades registraram dezenas de anomalias, mas nenhuma delas provocou um incidente preciso, segundo a empresa.
Os analistas consideram que as falhas dificultarão a tarefa da Toyota de recuperar a confiança dos consumidores, depois de vários recalls no último ano e meio que envolveram milhões de veículos. A empresa enfrentou ainda vários processos judiciais e multas recorde.
A ação da Toyota caiu 1,87% nesta quarta-feira na Bolsa de Tóquio, que viu seu índice Nikkei fechar em baixa de 0,60%.
"A quantidade de recalls é importante e pode provocar novos danos à imagem da Toyota e reforçar as dúvidas sobre sua tecnologia", opina o analista Tatsuya Mizuno.
"Isto acontece em um momento ruim, quando a empresa estava apenas se recuperando da crise".
Entre setembro de 2009 e fevereiro de 2010, a montadora convocou recalls de nove milhões de veículos, em sua grande maioria nos Estados Unidos.
A Toyota alega que as revisões foram decididas por precaução, como parte da estratégia de prestação de contas aos clientes, e considera que a honestidade para abordar possíveis avarias joga a seu favor.
"Nosso objetivo é virar o número um da clientela, em termos de serviços e de satisfação do usuário", disse Paul Nolasco, um dos porta-vozes da empresa.
Apesar dos problemas sofridos em 2009-2010, o grupo Toyota (que inclui também as marcas Hino e Daihatsu) manteve no ano passado, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira posição no mercado.
A Toyota vendeu 8,42 milhões de veículos em 2010, superando a americana General Motors (GM), que vendeu 8,39 milhões.