Jornal Correio Braziliense

Economia

Telebrás mantém Mediadata fornecedora de equipamentos de infraestrutura

A Telebrás rejeitou o recurso da Huawei para atuar como fornecedora de equipamentos para a implementação de infraestrutura em IP core, uma das principais redes necessárias na transmissão do sinal de internet banda larga. A companhia chinesa havia apresentado o menor preço ; R$ 53 milhões ; em uma licitação que ocorreu em 25 de novembro do ano passado, mas foi desclassificada após análise da documentação. Com isso, a Mediadata, segunda colocada do pregão com a proposta de preço de R$ 60 milhões, passou a ser a fornecedora escolhida pela estatal.

A Huawei recorreu da própria desclassificação e também apontou que haveria problemas na proposta da Medidata, no entanto, manteve-se a posição da equipe técnica. No entendimento do pregoeiro, "não pode esta empresa, no ímpeto de contratar proposta de menor preço, deixar de observar os ditames legais e aceitar equipamento incompatível, porque se assim o fizesse, além de ser responsabilizada pela ilegalidade, colocaria em risco todo o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)".

As licitações para a escolha das fornecedoras da rede de IP foram divididas em três grupos: IP core, Bordas de IP e serviços auxiliares. Além dessas, a Telebrás realizou ou está em fase de conclusão dos pregões para compra de equipamentos usados nos postos de presença (que engloba a infraestrutura física necessária para abrigar o sistema de transmissão) e rede DWDM (tecnologia usada para "iluminar" as fibras ópticas).