Jornal Correio Braziliense

Economia

Ford comunica recall dos veículos EcoSport e Fiesta RoCam Hatch e Sedan

A Ford Motor Company Brasil Ltda. convocou, em 21 de janeiro, os proprietários dos veículos EcoSport e Fiesta RoCam Hatch e Sedan abaixo relacionados a entrarem em contato com o Centro de Atendimento Ford (CAF), a partir de 24 de janeiro, para verificar a necessidade de inspeção e, caso necessário, substituição da fechadura da porta traseira (veículos EcoSport 2007/2008/2009 e Fiesta 2008/2009) ou inspeção e, se necessário, correção da informação constante no Manual do Proprietário
(veículos EcoSport 2011).

EcoSport
Modelo 2007/2008/2009 chassis de n; 500004 até 999999


Fiesta RoCam
Modelo 2008/2009 chassis de n; 107522 até 423122

Nestes modelos, a empresa informa ter constatado a possibilidade de variações dimensionais do mecanismo da trava de segurança das portas traseiras. Após inspeção, havendo necessidade, será substituída a fechadura da porta traseira.

EcoSport
Modelo 2011 chassis de n; 575295 até 598749

Nestes modelos, a Ford informa que foram encontradas divergências nas instruções de acionamento da trava e segurança para impedir a abertura interna das portas traseiras. Será efetuada inspeção e, havendo necessidade, será corrigida a informação constante no Manual do Proprietário.

A empresa alerta que há risco de abertura das portas traseiras pelo acionamento de seus puxadores internos, mesmo com a trava de segurança supostamente acionada, podendo resultar em risco de acidentes e destaca a
importância no pronto atendimento à convocação.

Para mais informações a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 ou o site www.ford.com.br

Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição,
deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que
se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O
fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço
que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou
periculosidade à saúde ou segurança.

; 1; O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades
competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado
adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar a Fundação Procon-SP nos canais de atendimento:

Pessoal - das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira, e sábado, das 7h às 13h, que ficam nos postos dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera.
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), de segunda à quinta-feira, das 09h00 às 15h00.
Telefone - Orientações através do número 151.
Fax - (11) 3824-0717. Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP.

O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O site do Procon-SP é o www.procon.sp.gov.br

Informações Procon-SP.