Você que conhece ou acompanhou a história da indústria automotiva nacional tem noção de quais eram os mais caros e os mais acessíveis de cada época? Resolvemos desenterrar umas tabelas da revista Quatro Rodas e brincar com suas informações. Em 1960, na edição de número 2 da publicação, o Simca Chambord era o veículo mais caro do Brasil, vendido por 1,098 milhão de cruzeiros (equivalente a 114 salários mínimos da época), seguido pelo FNM JK 2000, que custava 946 mil cruzeiros, e o Aero-Willys, 895 mil cruzeiros. Essa era a trinca dos automóveis mais caros no mercado nacional, no período em que o salário mínimo era de 9.600 cruzeiros.
Por outro lado, o veículo mais barato era a pequena Romi-Isetta, custando 370 mil cruzeiros (38 salários mínimos da época), um terço do valor do modelo mais caro, segundo a tabela de setembro de 1960. Velhos conhecidos dos brasileiros, o VW Fusca (denominado Passeio na tabela) era vendido por 540 mil cruzeiros, e a Kombi variava entre 498 mil cruzeiros (o furgão) e 598 mil cruzeiros (a versão luxo). Outros modelos populares na época eram o DKW Belcar (668 mil cruzeiros) e o Willys Dauphine (530 mil cruzeiros).
Os jipes com capota de lona eram praticamente tabelados. O Toyota Land Cruiser (precursor do Bandeirante) e o Jeep Willys custavam 525 mil cruzeiros, enquanto o DKW Candango era vendido por 536 mil cruzeiros. Com capota de aço, o Land Cruiser custava exatos 600 mil cruzeiros e o Candango, 591 mil cruzeiros. Os preços da Rural, da Willys, eram 645 mil (versão 4x2) e 695 mil cruzeiros (a 4x4).
Já em 1970, com o mercado mais maduro, algumas marcas ficaram mais atuantes, como a Chevrolet e a Ford, que havia comprado a Willys e adotado o nome Ford-Willys. Nessa época, com o salário mínimo a 156 cruzeiros novos, o automóvel mais caro do Brasil era o Ford Galaxie LTD, equipado com câmbio automático e ar-condicionado. Custava 45.568 cruzeiros novos, ou o equivalente a 292 salários mínimos da época. Já o Galaxie de entrada custava 27.867 cruzeiros novos. A Simca, detentora do carro mais caro em 1960, foi adquirida pela Chrysler, que acabara de encerrar a fabricação de toda a linha originária da marca francesa para se dedicar ao Dodge Dart, lançado no mercado por 26.569 cruzeiros novos.
A FNM, sob comando da Alfa Romeo, vendia o 2150 (evolução do JK) por 25.250 cruzeiros novos. O Aero-Willys, apesar de passados 10 anos, também não custava barato (20.322 cruzeiros novos), nem seu irmão luxuoso Itamaraty (23.244 cruzeiros novos). A essa altura, os carros mais baratos do país eram o Jeep Universal, 12.002 cruzeiros novos, e o Fusca 1300, 12.079 cruzeiros novos (ambos por cerca de 77 salários mínimos da época). A versão luxo do VW 1600 (vendido por 17.452 cruzeiros novos), mais conhecido como Zé do Caixão, era mais cara que o clássico Karmann Ghia (17.091 cruzeiros novos), que estava próximo de ser substituído pela versão TC.
Versão de luxo
Outros modelos que não podem deixar de ser citados são o Opala, que variava de 17.699 (standard de quatro cilindros) a 22.940 cruzeiros novos (versão luxo, de seis cilindros). Esse último com preço semelhante ao do Puma, 22.310 cruzeiros novos. O Corcel também apresentava grande variação de preço entre suas versões básica, 15.262 cruzeiros novos, para a topo de linha, GT, por 20.344 cruzeiros novos.
Já na tabela de janeiro de 1980, com o salário mínimo a 2.932,80 cruzeiros, o carro mais caro do país era o belo esportivo nacional Puma GTB S2, vendido por 600.981 cruzeiros (quase 205 salários mínimos da época), equipado com o lendário motor 250S. O segundo mais caro era o luxuoso Landau, à venda por 536.296 cruzeiros. Eis que aparece a Fiat nessa história, produzindo o terceiro automóvel mais caro do Brasil naquela época, o Alfa Romeo 2300 Ti, que custava 509.970 cruzeiros.
O modelo mais em conta de novo era o VW Fusca 1300 (37 salários mínimos da época), vendido por 110.450 cruzeiros. O automóvel mais barato da GM era o Chevette, a partir de 147.381 cruzeiros. O 147 era o mais acessível da Fiat, custando 143.820 cruzeiros. Com exceção do Jeep, a tabela aponta como o modelo Ford mais em conta o Maverick Sedã Super, por 162.457 cruzeiros. Mas tudo indica que isso é um erro, ou queima de estoque, já que o modelo saiu de linha no fim de 1979. Levando isso em conta, o carro mais barato da marca era o Corcel II, que custava a partir de 164.350 cruzeiros.
Modelos curiosos não faltavam nessa época. Você tem ideia de quanto custava um MP Lafer? De 317.610 a 343.800 cruzeiros. O Gurgel começava com o jipinho X-12 (180.856 cruzeiros) e ia até o esquisitão X-15 (242.569 cruzeiros). Quer algo mais esportivo? O Bianco começava com 361.780 cruzeiros, para o modelo S, e alcançava os 443.040 cruzeiros, para o Tarpan conversível. Para fins de comparação, o modelo mais barato do Brasil atualmente, o Fiat Mille, custa R$ 23.850, algo em torno de 46 salários mínimos.
TABELAS
Setembro de 1960 (em milhares de cruzeiros)
Marca/modelo Preço
* DKW-Vemag
Sedan 4 portas R$ 668
Cam. Sedan-Rural R$ 638
Jipe cap. Aço R$ 591
Jipe cap. Lona R$ 536
* FNM
JK-2000 R$ 946
* Romi-Isetta
Romi-Isetta R$ 370
* Simca
Chambord R$ 1.098
Toyota Land Cruiser
Jipe cap. Lona R$ 525
Jipe cap. Aço R$ 600
* Volkswagen
Passeio R$ 540
Kombi-luxo R$ 598
Kombi-standard R$ 529
Furgão R$ 498
* Willys Over. Brasil
Dauphine R$ 530
Aero-Willys R$ 895
Rural-Willys c/ 1 diferencial R$ 645
Rural-Willys c/ 2 diferenciais R$ 695
Jeep R$ 525
Janeiro de 1970 (em cruzeiros novos)*
Marca/modelo Preço
* Chrysler
Dodge Dart R$ 26.569
* FNM
FNM-2150 R$ 25.250
* Ford-Willys
Aero-Willys R$ 20.322
Corcel stand. 2 portas R$ 15.262
Corcel GT R$ 20.344
Galaxie stand. R$ 27.867
Galaxie luxo R$ 35.431
Itamaraty R$ 23.244
Jeep universal R$ 12.002
LTD hidramático com ar R$ 45.568
* General Motors
Opala stand. 4 cil. R$ 17.699
Opala luxo 6 cil. R$ 22.940
* Puma
Puma R$ 22.310
* Volkswagen
Karmann-Ghia R$ 17.091
Sedã 1300 R$ 12.079
1600 luxo R$ 17.452
Janeiro de 1980 (em cruzeiros)*
Marca/modelo Preço
* Bianco
Bianco S R$ 361.780
Bianco Tarpan conversível R$ 443.040
* Fiat
Fiat 147 R$ 143.820
Alfa Romeo 2300 Ti R$ 509.970
* Ford
Corcel Standard 2 portas R$ 164.350
Maverick Sedã Super R$ 162.457
Landau R$ 536.296
Jeep R$ 156.227
* Gurgel
Gurgel X12 R$ 180.856
Gurgel X15 R$ 242.569
* Lafer
MP Lafer R$ 317.610
MP Lafer TI R$ 343.800
* General Motors
Chevette R$ 147.381
* Puma
Puma GTB S2 R$ 600.981
* Volkswagen
VW1300 R$ 110.450
FONTE: Revista Quatro Rodas
*Editada