Nova York - As vendas de Natal registraram um aumento de 5,5% em um ano nos Estados Unidos, uma alta mais forte que a do ano passado, com a volta do entusiasmo para os gastos não indispensáveis, segundo um estudo publicado por SpendingPulse, filial da MasterCard.
"Ano passado tratava-se de ganhar estabilidade na temporada de festas, mas este ano está em jogo a volta do crescimento", comentou o vice-presidente da SpendingPulse, Michael McNamara, em comunicado divulgado nesta terça-feira.
"O período de festas de 2010 é marcado pelo forte crescimento do setor vestuário, e a força confirmada nas compras pela internet. Registramos também uma volta remarcável dos gastos com artigos de luxo, ilustrado pelo sólido crescimento das vendas de bijuteria do tipo mais caro e de peças para decoração", precisou.
Um setor em contração, em relação a outros, é o eletrônico, que cresceu apenas 1,2% no ano - uma tendência que "poderia ser explicada na redução dos preços dos televisores", revelou a SpendingPulse.
O setor do vestuário subiu 11,2%, beneficiando-se, talvez, do frio que teria encorajado os consumidores a renovar seu guarda-roupa.
Quanto às previsões da meteorologia para dezembro, "não parecem ter tocado o elã das vendas em nível nacional", segundo a SpendingPulse, lembrando, também, que o comércio on-line", voltou a pular mais uma vez para mais de 15%.