Os atrasos nos aeroportos brasileiros atingiram 18,6% das partidas em todo país até as 16h, segundo balanço divulgado pela Infraero. São 316 voos atrasados, dentro dos 1,7 mil programados. Outros 75 voos (4,4%) foram cancelados.
A empresa com maior índice de atrasos é a Webjet, com 55,9% (52 voos) com atraso entre as 93 partidas programadas até as 16h. A Webjet tem ainda 16 cancelamentos. A TAM registrou 24,2% das partidas com atraso. Outros 20 voos da companhia foram cancelados.
A Webjet justificou que os atrasos e cancelamentos decorrem de problemas meteorológicos que atingiram a região Sul e Sudeste neste final de semana e na manhã de hoje, com fechamentos nos aeroportos de Ribeirão Preto/SP, Foz do Iguaçu/PR e Confins/MG, o que fez com que a companhia remanejasse a malha para não extrapolar o limite de horas dos tripulantes. "A companhia vem trabalhando para normalizar a situação o mais breve possível", informou em nota a Webjet.
Segundo a empresa, está sendo encaminhada a reacomodação dos passageiros em voos da própria Webjet e de outras companhias aéreas, com isenção das taxas de remarcação e reembolso das tarifas pagas pelas passagens.
A TAM foi consultada por ZH Dinheiro sobre a razão do alto percentual de atrasos e cancelamentos em voos nesta segunda-feira (27/12), mas ainda não explicou os motivos.