Os aeroportos do país têm, nesta sexta-feira (24/12), o movimento mais tranquilo do que era esperado para esta véspera de Natal. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitshek registrou, até as 12h, 26,1% de atrasos: dos 88 voos previstos, 23 saíram após o horário marcado. Houve, ainda, três viagens canceladas nesta manhã.
Em todo o Brasil havia, às 12h, 44 voos atrasados. Foram 220 durante toda a manhã. O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é o que registra maior quantidade de voos saíndo após o horário: 32, ou 34,8% dos 92 previstos.
Greve liberada
O Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) conseguiu cancelar, na noite de quinta (23/12), a liminar da Justiça Federal no DF que impedia o movimento de greve de aeroviários e aeronautas até o dia 10 de janeiro. A ordem judicial também estabelecia multa diária de R$ 3 milhões caso os trabalhadores descumprissem a determinação.
No entanto, determinação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Milton de Moura França, de que 80% dos profissionais do setor trabalhem até o dia 2 de janeiro está mantida, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.