Jornal Correio Braziliense

Economia

Situação de aeroportos deve se normalizar até o fim do dia, prevê Anac

São Paulo ; A situação dos aeroportos de todo o país deverá se normalizar até o final da tarde desta quinta-feira (23), segundo a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira. De acordo com ela, manifestações feitas pelos aeroportuários, nesta quinta-feira, nos aeroportos de Guarulhos (SP), Salvador e Brasília prejudicaram as operações de algumas companhias aéreas, principalmente da Gol e da TAM. Os problemas devem ser resolvidos até a noite.

;Tivemos algumas manifestações de greve, no início do dia, em Salvador, Brasília e Guarulhos. Algumas empresas ficaram com as operações prejudicadas. Por conta disso, a taxa de atraso está na casa de 30%;, disse Solange, em entrevista coletiva no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. No aeroporto, a movimentação já está normalizada.

Com problemas com os funcionários que fazem o embarque e desembarque de malas, os vôos da TAM são os que registram os maiores atrasos. Balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), às 11h, mostra que cerca de 50% dos voos da empresa atrasaram mais de meia hora hoje. Segundo Solange, a situação deverá ser corrigida com a mudança de turno dos trabalhadores, no início da tarde. A Gol teve 28% dos voos atrasados até as 11h.

Apesar dos problemas enfrentados por algumas empresas, a presidente da Anac ficou satisfeita com a suspensão da greve. ;A Anac agradece a todos os aeronautas que compareceram hoje ao trabalho para que cerca de meio milhão de brasileiros possam passar o Natal com suas famílias.;

De acordo com ela, a Anac não teme que haja cancelamentos significativos de voos nos próximos dias por causa do excesso de horas de trabalho das tripulações. ;O quadro de horas está na página da internet. Todas as companhias forneceram o número de horas voadas de seus pilotos e todas têm capacidade de cumprir os voos solicitados à agência.;

A presidente da Anac ressaltou também que a meta da agência era a de que os aeroportos, no mês de dezembro, tivessem atrasos de voos ao redor de 20%. Hoje, levando em conta todo o mês de dezembro, os atrasos estão em torno de 22%.

Segundo dados da agência, cerca de 10 milhões de embarques e desembarques já foram feitos no mês de dezembro até as 12h de hoje. Até 3 de janeiro, a expectativa é que chegue a 14 milhões o número de embarques e desembarques, o que representa crescimento de 12% em relação a dezembro de 2009. A expectativa é que hoje sejam feitos 500 mil embarques e desembarques.