Jornal Correio Braziliense

Economia

Moody's prevê reduzir nota da dívida de Portugal

Paris - A agência de classificação de risco Moody;s anunciou nesta terça-feira (21/12) que examina a possibilidade de reduzir a nota da dívida a longo prazo de Portugal, atualmente em A1, devido ao impacto do plano de austeridade do governo sobre o dinamismo da economia portuguesa.

A Moody;s se declara preocupada "pelo frágil crescimento" de Portugal devido à debilidade da demanda interna. Esta situação será "agravada pelo impacto da austeridade orçamentária".

A agência também expressa preocupação com a capacidade do país de ter acesso ao mercado de capitais em condições financeiras aceitáveis, e com o impacto de uma operação de ajuda a Portugal.

Moody;s anunciou no início de dezembro que previa reduzir a nota dos principais bancos portugueses devido, principalmente, a "grande dependência" de financiamento do Banco Central Europeu (BCE).

O ministério português das Finanças reagiu à notícia assegurando que "o sistema bancário de Portugal é sólido e flexível, como avaliam todas as instituições internacionais, e continua enfrentando de maneira segura as dificuldades de acesso ao crédito provocadas pela crise da dívida soberana".

Mesmo com a redução da nota da dívida em um ou dois graus, Portugal seguirá confortavelmente instalado na categoria dos devedores confiáveis.

Para nós, "a solvência de Portugal não está sendo questionada", destacou Anthony Thomas, principal especialista da Moody;s para o país