Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha em direções opostas nesta sexta-feira

Nova York (EUA) - A Bolsa de Nova York terminou em direções opostas nesta sexta-feira (17/12), com bons resultados de empresas do setor tecnológico que compensaram a decepção gerada pela cúpula da União Europeia: o Dow Jones perdeu 0,06% e o Nasdaq ganhou 0,21%.

O Dow Jones Industrial Average cedeu 7,34 pontos, a 11.491,91 unidades, enquanto o Nasdaq, de forte componente tecnológico, ganhou 5,66 pontos, a 2.642,97.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,08% (1,04 pontos), indo para 1.243,91 unidades.

"O mercado não se assustou com o fato de que a cúpula da União Europeia não trouxe uma resposta duradoura" à crise da zona do euro, estimou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

"Penso que o mercado seguirá progredindo" até o fim do ano "e que alcançaremos novos picos para o próximo ano", acrescentou.

Durante uma cúpula em Bruxelas na quinta e sexta-feira, os líderes da UE iniciaram o mecanismo de ajuda financeira, mas não se pronunciaram sobre um eventual aumento dos recursos dos fundos de apoio.

Por outro lado, a Irlanda foi sancionada pela Moody;s, que rebaixou a nota da dívida.

"É um dia difícil de interpretar, com notícias diferentes", estimou Art Hogan, da Jefferies.

"Os assuntos da dívida soberana na Europa continuam sendo uma fonte de preocupações", explicou. Pelo lado positivo, "a política fiscal (americana) foi aprovada: obtivemos a prolongação da baixa de impostos".

O setor tecnológico se destacou, após a publicação dos resultados dos investidores que foram bem recebidos pelo fabricante de programas Oracle, pelo do telefone Blackberry Research in Motion, pelo grupo de serviços de informática Accenture ou pelo editor de vídeo-games Take Two.

O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos retrocedeu para 3,330%, contra 4,477% de quinta-feira à noite, e do bônus a 30 anos para 4,409%, contra 4,582%.