Bruxelas - A União Europeia (UE) está pronta para "fazer o necessário" visando garantir a estabilidade da Zona Euro, afirmou nesta quinta-feira (16/12), na Cúpula de Bruxelas, o presidente do bloco, Herman Van Rompuy.
"A vontade política" dos dirigentes europeus para resolver a crise da dívida pública da Zona Euro (...) está acima de qualquer dúvida", destacou Van Rompuy.
Os 27 acertaram hoje a criação, em 2013, de um fundo de resgate permanente para socorrer os países em risco na Zona Euro, que substituirá o fundo estabelecido em maio passado, por um período de três anos, dotado de 440 bilhões de euros.
Apesar da disposição em mobilizar todos os meios necessários, os líderes evitaram abordar um possível aumento dos recursos do fundo, tanto de forma temporária como de modo permanente.
Do atual fundo, "até agora utilizamos apenas 4%" para financiar parte do resgate aprovado em novembro à Irlanda, então "a questão de um aumento não é pertinente agora", disse Van Rompuy ao fim do primeiro dia da reunião em Bruxelas.