Jornal Correio Braziliense

Economia

Estado do Rio teve em novembro maior saldo da série histórica do Caged

Brasília - O Rio de Janeiro apresentou em novembro o maior saldo da série histórica do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged), que começou em 1992. No mês passado foram gerados 31.965 novos empregos.

Os setores que puxaram esse saldo no estado foram o comércio, com 15.531 postos de trabalho, serviços, com 14.545 vagas, e a indústria de transformação, com 2.534 novos empregos. De janeiro a novembro foram criados 200.783 postos de trabalho no estado.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, espera que essa seja uma tendência nos próximos anos porque há no Rio de Janeiro vários eventos programados. ;Tem a Copa do Mundo de 2014, tem as Olimpíadas de 2016, tem o Rock in Rio, muitas atividades previstas que movimentam muita gente e que vão fazer do Rio um protagonista na geração de empregos;, afirmou.

Em todo o país foram gerados em novembro 138.247 empregos. Lupi informou que apesar desse resultado ter sido menor que o de novembro do ano passado, foi o segundo melhor da série, que começou em 1992, para meses de novembro. ;O que está havendo é que o Brasil está voltando ao seu padrão de contratação. O Brasil é o único país do G20 que está conseguindo ganho real acima da inflação, é o maior gerador de emprego formal do G20 e chegamos mais de 2,5 milhões de empregos;, disse o ministro.

Para 2011, ele espera que o saldo chegue a 3 milhões de novos empregos.