Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street fecha em baixa, apesar de indicadores sólidos

Nova York (EUA) - A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta quarta-feira (15/12), apesar da publicação de indicadores alentadores, penalizada por um fortalecimento do dólar e uma nova alta das taxas obrigatórias: o Dow Jones perdeu 0,17% e o Nasdaq, 0,40%.

O Dow Jones Industrial Average cedeu 19,07 pontos, a 11.457,47 unidades, enquanto o Nasdaq, de forte componente tecnológico, perdeu 10,50 pontos, a 2.617,22.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 retrocedeu 0,51% (6,36 pontos), indo para 1.235,23 unidades.

"Os números econômicos foram bons, mas o mercado não se comporta tão bem", constatou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors.

O mercado apagou os lucros desde a manhã, ao mesmo tempo em que o dólar se fortalecia e as taxas de bônus do Tesouro registravam uma nova alta.

Essa queda do mercado de obrigações - onde os rendimentos dos bônus evoluem em direção oposta aos preços - "questiona a eficácia da condescendente política monetária do Federal Reserve (Fed). O Fed perde sua autoridade", estimou Hugh Johnson.

O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos subiu para 3,520%, contra 3,455% de terça-feira à noite, e do bônus a 30 anos para 4,598%, contra 4,556%.

"O fortalecimento do dólar criou uma aversão ao risco" entre os investidores, destacou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

A moeda americana aproveitou as dificuldades do euro enquanto a agência de avaliação financeira Moody;s ameaçou rebaixar a nota da Espanha, voltando a colocar em primeiro plano as dificuldades orçamentárias da zona do euro, na véspera de uma cúpula da União Europeia.

Esses fatores deixaram em segundo plano as estatísticas econômicas alentadoras publicadas nesta quarta-feira. A atividade industrial na região de Nova York registrou uma alta em dezembro, segundo o índice "Empire State" publicado pelo Fed. A produção industrial nos Estados Unidos seguiu o mesmo caminho em novembro, e progrediu 0,4% em relação ao mês anterior.

O setor da indústria foi um dos mais resistentes. O fabricante de equipamentos mecânicos Caterpillar (%2b%, a 94 dólares), influenciou, em grande medida, para limitar as perdas do Dow Jones.

Por outro lado, a inflação se manteve contida após a diminuição inesperada do consumo em novembro.