Jornal Correio Braziliense

Economia

OMC decide contra a China em disputa por exportação de pneus aos EUA

Genebra - A Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu nesta segunda-feira contra a China em um caso referente ao aumento dos direitos alfandegários impostos por Washington às importações de pneus chineses, medida julgada como "protecionista" por Pequim.

"Estimamos que, ao impor medidas de proteção transitórias no dia 26 de setembro de 2009 sobre as importações de pneus chineses, os Estados Unidos não deixaram de cumprir" com as regras do comércio internacional, explicou o Órgão de Solução de Diferenças da OMC em um relatório.

A China havia apresentado a denúncia perante a OMC por julgar como "protecionista" a decisão americana de aumentar os direitos alfandegários às importações de pneus chineses.

Os Estados Unidos comemoraram a decisão do organismo, afirmando que foi uma "grande vitória".

"É uma grande vitória para os Estados Unidos e, em particular, para os trabalhadores e as empresas americanas", estimou o representante de Comércio Exterior americano, Ron Kirk.

"Dissemos desde o início do debate que nossa imposição de direitos alfandegários aos pneus chineses estava em plena conformidade com os compromissos assumidos no âmbito da OMC. É significativo que o painel da OMC tenha aprovado os nossos argumentos, em todos os pontos aludidos", acrescentou Kirk.

Segundo as regras da OMC, a China tem um prazo de 60 dias para apelar da decisão divulgada nesta segunda-feira.