Jornal Correio Braziliense

Economia

Petróleo fecha estável em Nova York

Nova York (EUA) - Os preços do petróleo fecharam praticamente estáveis nesta quinta-feira (9/12) em Nova York, e subiram levemente em Londres, no momento em que os investidores aguardam importantes indicadores da China e a reunião dos países exportadores de petróleo, neste final de semana, em Quito.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em janeiro fechou em US$ 88,37, alta de 9 centavos em relação à quarta-feira.

No IntercontinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 22 centavos, a US$ 90,99.

"Numerosos corretores e investidores ajustam suas posições antes da publicação de estatísticas que poderão refletir uma forte inflação potencial na China", explicou Rich Ilczyszyn, da corretora Lind-Waldock.

"A ideia é que se a inflação superar 4,5%-5%, a China poderá modificar suas taxas de juros para desacelerar sua economia".

Os operadores temem que a China, segundo país consumidor de petróleo e motor da demanda mundial de energia nos últimos anos, adote medidas para evitar um superaquecimento na economia.

Outros eventos importantes esperados pelo mercado de petróleo são os relatórios mensais da Agência Internacional de Energia (AIE) e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).