O forte crescimento econômico pode causar inflação e provocar um colapso da infraestrutura logística do país. O temor é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que lançou nesta quinta-feira (9/12) de manhã, em Brasília, o Novo Sistema de Exportação (Novoex).
;Acredito que seja razoável que tenhamos um crescimento entre 7% e 7,5%, mas o país não está preparado para isso;, disse o ministro, ao avaliar que o resultado desse crescimento ;seria pressão inflacionária; e que ;a logística teria problemas;. Para Miguel Jorge, ;é melhor ter um crescimento entre 5% e 5,5%, mas totalmente sustentável;.
Sobre o aumento das importações, monitorado pelo Ministério do Desenvolvimento, José Jorge não demonstrou preocupação. Ele ponderou que 70% das compras externas são de bens de capital, como máquinas, equipamento e insumos. Bens de consumo respondem pela menor parte das importações. Por isso, para o ministro, o aumento das importações é resultado das expectativas de crescimento da produção.