O Ministério do Desenvolvido, Indústria e Comércio Exterior apresentou nesta quinta-feira (9/12) o novo sistema de registros de exportações online, chamado Novoex. Segundo o secretário de Comércio Exterior, Weber Barral, o sistema vai permitir às empresas uma maior agilidade nos registros de exportação. ;O sistema atual já tem 17 anos e há uma série de aplicativos que não são executáveis no sistema antigo. Não podemos aumentar o número de informações, não podemos fazer confluência entre esse sistema e outros, por exemplo;, explicou.
Ele disse ainda que na nova plataforma há maiores facilidades de acesso. ;Antigamente era necessário a empresa ter um servidor direcionado para o sistema, o que hoje não é mais necessário. Hoje de um telefone celular será possível acessar o [novo] sistema;, informou.
Barral disse ainda que o sistema tem mais vantagens como a memória de dados, totalização online de valores e quantidades informadas pelo exportador com críticas para valores incompatíveis.
O novo sistema já está no ar desde 17 de novembro em fase de testes, e já tem mais de 11 mil registros de exportação feitos, sendo que desses pouco mais de 4 mil já foram aceitos.
Até o final do ano, os dois sistemas devem ficar em funcionamento para que o usuário se acostume com o Novoex e para que, caso seja necessário fazer alguma adaptação, que seja feita antes de o sistema entrar no ar em definitivo.
O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e está sendo feito de maneira compatível ao sistema da Receita Federal e também ao do Porto sem Papel.