Hong Kong - O crescimento econômico nos países do Leste da Ásia alcançará 8,8% do PIB e diminuirá para 7,3% em 2011, ante as preocupações pela recuperação econômica mundial, indicou o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) nesta terça-feira.
A recuperação sólida é a norma na maioria das economias emergentes da região, com as bolsas em forte alta, indicou o BAD em seu relatório semestral.
No entanto, o crescimento em 2010 deve ser inferior ao de 2007, quando as economias regionais cresceram 9,6%, um recorde.
As previsões do BAD dizem respeito a 14 economias da região, entre elas a da China, Hong Kong, Tailândia, Cingapura, Coreia do Sul e Filipinas.
A região está vivendo o maior crescimento econômico do mundo. O PIB chinês cresceu 9,6% no terceiro trimestre, apesar de existirem sinais de desaceleração, alertou o BAD.
Em Cingapura, a economia em maior expansão, o crescimento desacelerou a 10,6% no terceiro trimestre, depois de dois trimestres de crescimento rápido.
Segundo o BAD, as perspectivas econômicas da região continuam incertas diante da fragilidade das economias externas à zona e os efeitos incertos do planos de estímulo nas economias industrializadas.