O Facebook, maior rede social do mundo na internet, revelou suas novas páginas de perfil para os usuários, que dão mais destaque para fotos, além de permitir que usuários priorizem amigos importantes e publiquem mais informações profissionais. Em ocasiões anteriores, alterações no site geraram críticas sobre como as empresas vêm lidando com questões de privacidade. O principal alvo dos ataques era justamente o Facebook.
As mudanças surgem em meio a rumores de que a companhia, fundada e presidida por Mark Zuckerberg, vai abrir capital por meio de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Em comunicado publicado no blog da empresa, o engenheiro de software do Facebook Josh Wiseman afirmou que as mudanças facilitam ;contar sua história e saber mais sobre seus amigos;.
Interesses
Usuários com o novo perfil veem uma faixa no topo da página com fotografias ; no sistema antigo, as fotos ficavam sob uma aba separada. As maiores também vêm acompanhadas de listas de interesses, como seriados favoritos e times de esportes, que também ganham mais destaque na tela. Os internautas poderão também listar seus amigos de acordo com o tipo de relacionamento, agrupar familiares e destacar seus melhores amigos.
As modificações vão facilitar a integração de informações profissionais de usuários do Facebook, serviço, em geral, usado para atividades meramente sociais. O espaço aumentou para dados sobre trabalho, como projetos especiais em que a pessoa já atuou. As alterações enfatizam o potencial do Facebook de concorrer com o LinkedIn, rede com foco profissional que já conta com 85 milhões de adesões e também é candidata a uma oferta inicial de ações.
As mudanças não serão feitas imediatamente. Segundo Josh Wiseman, o Facebook irá abrir o novo design de forma gradual para seus usuários ao longo do próximo ano, permitindo que internautas voltem à versão antiga se quiserem.