Nova York (EUA) ; Na indústria de consumo eletrônico, é comum dizer que as empresas que surfam na crista da onda são aquelas que se aproveitam de determinada situação para lançar produtos que os consumidores estão ávidos para ter em mãos. Assim foi com os tocadores de músicas digitais (MP3 players), no início dos anos 2000, quando uma enxurrada de modelos invadiu as prateleiras valendo-se do estrondoso sucesso conquistado pelo iPod. Quase dez anos depois, um movimento parecido vem acontecendo, desta vez no setor de computadores.
Depois do Kindle, da Amazon, e do iPad, da Apple, inaugurarem o novo nicho dos tablets, várias marcas vêm lançando suas apostas para não perder espaço ; e o momento ; no mercado. A última delas foi a Acer, que anunciou seus primeiros modelos que vão disputar espaço nesse tênue, mas já muito concorrido, segmento que separa os smartphones dos netbooks.
Entre fevereiro e abril do ano que vem, a companhia taiwanesa vai passar a oferecer três dispositivos (dois de 10,1 polegadas e outro de 7 polegadas) que utilizam sistemas operacionais Android, desenvolvido pelo Google, e Windows 7, da Microsoft. Todos são compatíveis com 3G e Wi-Fi e têm tela de 1.280 x 800 pixels. Apesar de não informar de forma oficial o preço que será cobrado pelos aparelhos, fontes da empresa garantiram que os produtos custarão entre US$ 199 (R$ 336) e US$ 499 (R$ 843), a depender da configuração escolhida pelo usuário.
Câmeras
;Além do mais, todos são compatíveis com Flash;, provoca o presidente global da Acer, Gianfranco Lanci, durante o anúncio oficial, em referência à falta de compatibilidade do produto da Apple ; dona de 95% do mercado de tablets ; com a tecnologia utilizada em diversos sites da internet. Os modelos trazem eficientes processadores de 1GHz ou 1,2GHz, conexão HDMI e tecnologia multitoque. O dispositivo que será oferecido com sistema Windows virá com duas câmeras de 1,3 megapixels para fotos ou videochamadas, recurso não oferecido no iPad e bastante criticado por seus usuários.
A Acer, a segunda maior fabricante de computadores do mundo ; atrás da HP ;, está apostando no crescimento desse novo mercado para alavancar a sua receita, que fechou o último ano com crescimento de 5%, atingindo US$ 17,9 bilhões, e fortalecer a presença da marca, principalmente em mercados onde ainda tem pouca participação. Para analistas, até o fim deste ano serão comercializados 19 milhões de tablets no mundo, número que deve crescer para 54,8 milhões no próximo ano e saltar para 208 milhões em 2014. A empresa espera conquistar 10% de participação nesse segmento em 2011.
Loja on-line
Mais do que se aproveitar do momento positivo que vive o setor, a Acer acredita que a nova onda não tem nada de passageira e chegou para se tornar uma tendência no mundo dos portáteis. ;Nos próximos três anos, teremos mais 600 milhões de novas conexões, a maioria delas com dispositívos móveis como notebooks, celulares e, agora, tablets;, afirma Lanci.
Para o executivo, as vantagens que têm feito os dispositivos caírem de vez no gosto dos consumidores fazem a diferença. ;Eles têm a usabilidade dos notebooks e a mesma mobilidade dos smartphones.;
Outra novidade apresentada pela empresa foi uma loja própria de conteúdo on-line. Batizada de Alive, o site é uma versão que se assemelha muito ao iTunes, da Apple. O sistema, que também funciona como uma rede social, permite compartilhar comentários sobre o que é oferecido no site. ;A digitalização de conteúdo é algo que cresce a cada dia e vem se tornando parte essencial da vida das pessoas;, diz Lanci. O Alive será lançado em 20 de dezembro, no Reino Unido e na Itália, e, no segundo trimestre de 2011, na Europa, na Ásia e nas Américas.
O repórter viajou a convite da Acer
Desdém pelo Brasil
Apesar de a Acer afirmar que tem como meta a expansão mundial de seus produtos, o Brasil parece não estar na sua lista das prioridades. O vice-presidente de marketing da companhia, Gianpiero Morbello, é direito. ;As nações do Bric são muito importantes para nós, principalmente a China e a Rússia, que têm mercados aquecidos e receptivos;, disse, sem mencionar o mercado nacional de computadores, o quinto maior do mundo.
Notebook ou tablet?
Além de surpreender o mercado ao anunciar a entrada no segmento de leitores digitais, a Acer aproveitou para mostrar ao público o Iconia, um computador portátil que se assemelha a um tablet, mas na verdade é um notebook que utiliza duas telas multitoques para operar. No lugar do tradicional teclado e mouse, o usuário encontra um segundo display que reconhece até 10 pontos simultâneos de toques, onde é possível digitar com a ajuda de teclas virtuais, como em smartphones touchscreen.
O notebook, que pesa 2,8kg, utiliza sistema operacional Windows 7, processador Intel Core i5, tem memória RAM de 4GB e tela de 14 polegadas. A empresa declarou que vai lançar o produto no início de 2011 na Europa por 1,5 mil euros (aproximadamente R$ 3,4 mil). A meta é atingir um público seleto e antenado com tecnologia, que não se importa em pagar mais para ter um produto diferenciado.
;A tecnologia sensível ao toque permite uma experiência completa para o usuário, muito mais intuitiva e interativa;, argumenta o vice-presidente mundial da Acer, Jim Wang. Para ele, o ;notebook-conceito; vai além do que é oferecido atualmente no mercado. ;A tecnologia touchscreen já é utilizada por uma gama de dispositivos, mas o que criamos no Iconia é algo com que nenhum outro fabricante de computador pode competir;, diz, sem modéstia.