A reportagem do Correio o avaliou rapidamente nas pistas de testes da GM em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Largou, acelerou e não chegou à frente de ninguém ; afinal, era um carro na pista por vez. Mas foi o suficiente para entender que a velocidade máxima, 250km/h limitada eletronicamente, é mais do que suficiente. E para compreender porque o charmoso esportivo vem com freios Brembo, de alta precisão.
Bem, como o Camaro agora é um carro da linha regular de vendas da Chevrolet, duas preocupações: a primeira, garantir pilotagens mais esportivas em alguns momentos; a segunda, harmonizá-lo com a vida no dia a dia, dando ao condutor conforto, por exemplo. Para o primeiro caso, há as tradicionais paletas atrás do volante, que tornam o carro "escravo" do motorista: basta pisar fundo, no limite do conta-giros, e com as mãos comandá-lo.
Além disso, o Camaro oferece controles de estabilidade e de tração para ajudar o condutor quando este cometer ; e isso ocorre, sim ; exageros. Segundo os engenheiros da General Motors, o sistema atua em dois diferentes níveis. Quando se pressiona um botãozinho no console central apenas uma vez, é desabilitado o controle de tração. Ao se pressionar novamente, o controle de estabilidade entra no modo "Stability Track" ; que dá uma condução extrema, digamos assim, exigindo muito cuidado.
Em relação à segunda providência, vale ressaltar: o Camaro vem equipado com suspensões independentes nos eixos traseiros e dianteiros e foi preparado, claro, para poder receber nossa gasolina (com adição de etanol). A altura livre em relação ao solo é de 15,6cm ; quase a mesma de Agile (16cm). Ficou surpreso? Pois dá, então, para trafegar por nossas ruas e estradas.
Como forma de oferecer mais estabilidade, a GM equipou o Camaro com rodas de alumínio de 20 polegadas ; de tala 8; na dianteira e 9; na traseira. Os pneus têm medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira. Por fim, para quem vai usá-lo para trabalhar ou mesmo viajar, nada melhor do que um câmbio automático, não é? O do Camaro é de seis velocidades. Por fim, em velocidades de cruzeiro o sistema de gerenciamento do motor desliga quatro dos oito cilindros e o consumo de combustível cai. No geral, é 10,8 km/l na estrada.
Tecnologia
Brembo é o nome de um rio na Itália que deu nome à marca de sistemas de freio de alta performance que domina 51% do mercado nacional. Ela usa tecnologia de ponta, com discos de cerâmica e carbono ; que garantem uma frenagem mais precisa e segura. Os freios dos potentes F1 são Brembo.
Para-brisa
Uma novidade interessante do Camaro é o Head-Up Display, um sistema que projeta informações da condução ou do ambiente no para-brisa: velocidade, rotação do motor ou a estação de rádio, por exemplo. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas.
Curiosidades
- A primeira geração do Camaro começa a ser vendida nos Estados Unidos em 1966 (modelo 67).
- Ele tem à época oito diferentes opções de motor. Duas delas, seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3,8 litros e chegavam até 7,0 litros.
- A segunda geração chega em fevereiro de 1970 e é produzida até 1981.
- Em janeiro de 1982, a Chevrolet lança a terceira geração. As linhas eram mais quadradas e futuristas. Como novidade, a era dos motores com injeção eletrônica de combustível.
- A quarta mantém a filosofia que o Camaro tem desde a primeira: um cupê com 4 lugares, de motor dianteiro e tração traseira.
- Hoje, o modelo está Canadá, México, América do Sul, América Central, Caribe, Oriente médio e no Japão.