Jornal Correio Braziliense

Economia

Assalariados europeus vão protestar em dezembro contra austeridade

Bruxelas - Os assalariados europeus estão organizando para o dia 15 de dezembro mobilização no continente, em protesto contra as medidas de austeridade aprovadas pelos governos, anunciou nesta quarta-feira a Confederação Europeia de Sindicatos.

A data foi escolhida em função da próxima reunião de cúpula de chefes de Estado e de governo da União Europeia, prevista para os dias 16 e 17 de dezembro, em Bruxelas. Embora a agenda não tenha sido definida, estão previstas passeatas na Espanha, Grécia, França e Dinamarca, segundo a Confederação.

"Também queremos realizar uma ação simbólica em torno do Berlaymont", o prédio onde funciona a Comissão Europeia em Bruxelas, para "mostrar que não podemos aceitar a política de austeridade e suas consequências terríveis", explicou o secretário adjunto da Confederação, Joel Decaillon.

"Estamos extremamente inquietos com a evolução da situação", afirmou Decaillon. O anúncio da decisão coincide com uma greve geral realizada em Portugal e com a indignação da opinião pública irlandesa pelos cortes drásticos decididos pelo governo, para obter um resgate internacional de seu sistema financeiro.

"Vemos que as crises financeiras se sucedem em alguns países" e que "as medidas preconizadas" para enfrentá-las "são quase exclusivamente de austeridade", afetando "salários, pensões, o sistema de aposentadoria e de previdência social como um todo", informou.