Bruxelas - As negociações que o governo irlandês mantém com a UE e o FMI para obter um resgate de seu sistema financeiro serão finalizadas antes de dez dias, anunciou nesta segunda-feira o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn.
"As negociações técnicas sobre este programa de ajuda estão bem encaminhadas. Poderão ser finalizadas antes do final de novembro", explicou, no dia seguinte que a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciaram um acordo de princípio de ajuda à Irlanda.[SAIBAMAIS]
O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, confirmou no domingo que seu país solicitou ajuda financeira internacional de bilhões de euros. A solicitação foi acatada pelos ministros das Finanças da UE e do FMI.
O líder irlandês não informou o montante exato da ajuda solicitada, mas anunciou que o atual percentual de tributação, de 12,5%, um dos mais baixos do mundo, não será modificado.
O ministro belga das Finanças, Didier Reynders, cujo país detém a presidência rotativa da UE, confirmou pouco antes em Bruxelas um acordo europeu para apoiar a Irlanda e informou que a ajuda será de "menos de 100 bilhões de euros".