Jornal Correio Braziliense

Economia

Primeiro-ministro irlandês confirma pedido de ajuda financeira

Dublin - O primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, confirmou neste domingo que seu país solicitou um pedido de resgate internacional de bilhões de euros.

"Posso confirmar que o governo fez uma solicitação à União Europeia e ela foi aceita", disse Cowen em uma coletiva de imprensa realizada em Dublin.

Os ministros europeus das Finanças consideraram que a ajuda à Irlanda é "justificada" para "preservar a estabilidade financeira na UE e na zona do euro".

O ministro belga das Finanças, Didier Reynders, cujo país detém a presidência rotativa da UE, confirmou pouco antes em Bruxelas um acordo europeu para apoiar a Irlanda e informou que a ajuda será de "menos de 100 bilhões de euros".

O volume total do apoio financeiro será de "menos de 100 bilhões de euros", declarou à imprensa, após a reunião com os ministros das Finanças da zona do euro, e posteriormente com toda a União Europeia, realizada por teleconferência.

Especialistas da UE e do FMI discutem desde quinta-feira com autoridades irlandesas em Dublin as modalidades técnicas desta ajuda.