Jornal Correio Braziliense

Economia

UE e EUA participam de cúpula em Lisboa

BRUXELAS - Seis meses depois da decisão dos Estados Unidos de suspender uma cúpula com a União Europeia (UE) em Madri, representantes de alto nível das duas partes se encontrarão no próximo sábado em Lisboa. O objetivo é ampliar suas relações, afetadas nos últimos meses pela crise econômica.

O presidente americano, Barack Obama, havia cancelado a reunião de Madri, prevista para o fim de maio, quando a Espanha ocupava a presidência rotativa da UE, oficialmente por motivos de agenda.

O gesto irritou os europeus, que o interpretaram como mais um sinal do relativo interesse de Washington pelo Velho Continente, demonstrado ultimamente pela Casa Branca, mais preocupada em se aproximar de potências emergentes como a China.

Será o primeiro encontro bilateral entre Obama e o novo presidente permanente da UE, Herman Van Rompuy. O posto foi criado no fim de 2009 pelo Tratado de Lisboa.

"Será uma oportunidade para eles se conhecerem", afirmou o embaixador americano na UE, William Kennard. "Esperamos que isto leve a uma série de metas concretas", concluiu.