Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street resiste à queda da Boeing e fecha em alta nesta quarta-feira

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta quarta-feira (10/11), após uma sessão volátil marcada pelos bons valores do petróleo e por uma queda da Boeing: o Dow Jones ganhou 0,09% e o Nasdaq, 0,62%.

O Dow Jones Industrial Average subiu 10,29 pontos, a 11.357,04 unidades, e o Nasdaq, de forte componente tecnológico, aumentou 15,80 pontos, a 2.578,78 unidades.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 subiu 0,44% (5,31 pontos), para 1.218,71 unidades.

"O mercado não mostrou uma direção verdadeira", estimou Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors. "Teve uma baixa importante, sugerindo que é hora de retomar o fôlego apenas no senso comum".

"Há perguntas, mas não respostas", acrescentou. "A questão é saber se as novas medidas de flexibilização monetária (anunciadas pelo Federal Reserve na semana passada nos Estados Unidos) funcionarão e se traduzirão em um aumento das exportações ou se provocarão um aumento da inflação", disse.

O Dow Jones ganhou cerca de 14% entre o fim de agosto e a última sexta-feira, sessão que terminou com o maior nível desde setembro de 2008, antes da quebra do banco Lehman Brothers.

Em baixa durante boa parte da manhã, as perdas dos índices da praça nova-iorquina foram ofuscadas pelo bom desempenho do setor petroleiro, que seguiu as cotações à alta do petróleo após o anúncio da queda do estoque nos Estados Unidos.

Já o Dow Jones esteve esmagado durante todo o dia pela Boeing, cujas ações caíram 3,15% a US$ 67,07, e passou ao verde nos últimos minutos das transações.

A queda dos papéis da Boeing ocorreu após o anúncio da suspensão dos voos de teste do novo modelo 787 Dreamliner, até que sejam esclarecidas as circunstâncias de um incêndio em uma aeronave de testes, que forçou um pouso de emergência na terça-feira no Texas.

No mercado obrigatório, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos recuou para 2,648%, contra 2,659% nessa terça-feira. O papel a 30 anos fechou a 4,237%, contra 4,250% na véspera.