Brasília - O Ministério da Agricultura deverá autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a fazer novas vendas de milho, do estoque regulador do governo, a fim de equilibrar a oferta e os preços de mercado. A estabilização, segundo destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, é importante também para assegurar a garantia do preço mínimo ao produtor, no momento da safra.
A data do leilão vai depender da assinatura de portaria interministerial, segundo informou Rossi. As vendas do produto já começaram há um mês e poderão chegar a até 1,3 milhão de toneladas. Rossi afirmou que o ministério se preocupa em manter os estoques reguladores, uma oferta equilibrada de milho e de outros produtos, de forma a não influenciar alta de preços, que possam elevar a inflação.
A Conab deverá também realizar leilões para venda de estoques de trigo, iniciativa que igualmente visa equilibrar momentaneamente o mercado e apoiar o produtor em relação à fixação futura de preço mínimo. A promessa foi feita por Rossi a representantes da cadeia produtiva, que se reuniram nesta quarta-feira (10/11) no Ministério da Agricultura.