Jornal Correio Braziliense

Economia

Filme se repete: passageiros têm problemas para embarcar durante o feriadão

Mais uma vez, os brasileiros tiveram que enfrentar problemas para utilizar o transporte aéreo num feriado prolongado. Desde sexta-feira, os usuários da aviação civil do país se veem às voltas com diversos voos remarcados pelas companhias. Somente ontem, 22,9% das 1.830 decolagens programadas para ocorrer até as 18h haviam sido canceladas.

A empresa Avianca One, antiga OceanAir, foi a empresa que teve o maior índice de cancelamentos. Das 80 partidas previstas para serem realizadas pela companhia, 44 (55% do total) não foram realizadas. Já a Gol registrou o maior volume absoluto de saídas abortadas. No total, 119 foram canceladas, o que representou 19,6% das 607 decolagens.

Por meio da assessoria de imprensa, a Avianca informou que todos os cancelamentos foram feitos com antecedência e já estavam pré-agendados. Por isso, nenhum passageiro teria sido prejudicado. A Gol também declarou que as remarcações estavam acertadas previamente e assegurou que nenhum cliente ficou sem opção de partida para o destino desejado. ;Essas são adequações naturais que a empresa realiza para ajustar sua malha aérea para atender a demanda por determinadas rotas, que cresce em ocasiões especiais, como feriados e férias;, argumentou um assessor.

Segundo a Infraero, que administra os terminais do país, as companhias devem manter registro das frequências de seus voos nos órgãos do setor, como a própria estatal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Dessa maneira, quando desejarem fazer alguma alteração ou cancelamento, elas precisam comunicar ao passageiro e às instâncias administrativas com antecedência para não comprometer os planos de viagem dos consumidores. Toda mudança deve ser informada com pelo menos 15 dias de antecedência para que os usuários sejam realocados em outros voos.

Para piorar a situação no feriadão, no último fim de semana os funcionários de uma empresa que presta serviços para a Polícia Federal resolveram cruzar os braços em protesto contra o atraso no pagamento de salários. Com isso, passageiros que desejavam embarcar no terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, tiveram que enfrentar longas filas no setor de inspeção de passaporte. A situação já foi normalizada.

Promoção
Para comemorar a marca de 9 milhões de passageiros transportados desde o início de suas operações, em 2005, a Webjet está oferecendo passagens para 25 destinos do Brasil a R$ 9.

A promoção, que vai até 5 de novembro, é válida para compra dos trechos de ida e volta, para voos realizados até 16 de dezembro ; com exceção dos dias 12, 13 e 15 de novembro. De Brasília, os voos da companhia previstos no pacote partem para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.