Um falha no sistema de gestão de contas da operadora de telefonia móvel Vivo fez com que milhares de clientes corporativos encontrassem dificuldades para realizar e receber chamadas durante a manhã e parte da tarde de ontem. O problema, que atingiu usuários empresariais pós-pagos - justamente o público mais disputado pelas companhias, pela alta rentabilidade que geram %u2014, levou centenas de pessoas a publicar mensagens no Twitter comentando o assunto.
O sistema de gestão das operadoras é responsável por administrar o uso das chamadas realizadas pelos clientes pessoa jurídica, impedindo ou permitindo que os usuários tenham acesso a determinadas funções, como, por exemplo, realizar ligações para outros estados. "Tão logo o incidente foi detectado, a equipe técnica responsável realizou as ações necessárias para a solução do problema", comunicou a companhia em nota enviada à imprensa.
Segundo a telefônica, os clientes corporativos que tentaram utilizar os serviços de dados (internet móvel por rede de terceira geração) não foram afetados. A Vivo é a maior operadora do Brasil com 57,2 milhões de clientes - o que representa 30,3% do mercado nacional de telefonia móvel.