O prazo para a entrega do imóvel adquirido na planta vai aumentar. Diante da escassez de mão de obra e de equipamentos, as empresas já admitem estender o período previsto para a entrega dos imóveis, dos atuais 30 a 36 meses, em média, para algo entre 40 a 48 meses. ;É melhor trabalhar com um prazo dilatado do que sofrer queda da credibilidade e problema com a imagem da empresa;, admitiu o vice-presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Ricardo Yazbek.
A entidade detectou a ocorrência de alguns atrasos na entrega de imóveis comprados nas plantas, principalmente nos grandes centros do Sul e do Sudeste. ; Felizmente são casos pontuais, mas causam um enorme desgaste com os adquirentes;, disse Yazbek. O engenheiro garantiu que nenhuma construtora gosta de entregar a obra após a data prevista, porque o atraso sai caro. Além do prazo previsto contratualmente, construtoras e incorporadoras trabalham com um período de tolerância, geralmente de seis meses. Um imóvel não entregue a partir desse prazo passa a gerar multas e despesas adicionais à empresa, como o pagamento de aluguel ao adquirente.
Mão de obra
Há, segundo Yazbek, pelo menos quatro fatores que contribuem para o atraso, entre eles problemas climáticos, como as chuvas. Mas o que vem pesando mesmo no atraso dos empreendimentos é a escassez de mão de obra, aliada ainda à falta de materiais de suporte para a construção. ;Os equipamentos de fundação, por exemplo, são alugados e, com a concorrência de obras públicas, as empresas não conseguem locar o que precisam rapidamente;, relatou.[SAIBAMAIS]
A demanda por financiamento habitacional tem feito o setor da construção civil crescer como nunca. Dados do Banco Central mostram que enquanto todo o crédito do país expandiu-se 15,1% em 12 meses, o habitacional disparou 51,2% no período. A jovem Natasha Reis, 22 anos, ajudou a aumentar essas estatísticas. No mês passado, ela e o namorado recorreram à Caixa Econômica Federal para financiar um apartamento de dois quartos. ;Encontramos as menores taxas de juros, que se enquadram perfeitamente em nosso orçamento;, disse.