Jornal Correio Braziliense

Economia

México oferece documento alternativo a turista brasileiro sem visto

Rio de Janeiro ; Turistas brasileiros que queiram viajar para o México e não tenham nem o visto para o país nem para os Estados Unidos (também aceito pela imigração mexicana) ganharão uma alternativa até o fim deste ano, em data ainda a ser estabelecida: o Sistema de Autorização Eletrônica (SAE), que emite autorização válida por apenas uma viagem.

[SAIBAMAIS]O documento, que ainda poderá ser usado por viajantes de negócios ou em trânsito pelo México, será expedido gratuitamente nos sites da embaixada e dos consulados no Brasil. O viajante só precisará preencher um formulário, imprimi-lo e apresentá-lo no momento do check-in na companhia aérea.

;É como se fosse um e-ticket;, comparou o embaixador do México em Brasília, Alejandro de La Peña, durante o 38; Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav 2010), realizado no Rio de Janeiro entre a última terça-feira (20) e sexta-feira (22). Uma vez obtida, a autorização deverá ser usada em no máximo um mês. O tempo pelo qual ela vale a partir do momento da chegada ao país, no entanto, é um detalhe que ainda precisa de definição.

Embora a iniciativa não esteja totalmente estruturada, o embaixador mostrou-se animado com a novidade. ;Ela acaba com a dor de cabeça de quem está fora das cidades-sedes da embaixada e dos consulados; ao mesmo tempo, dá ao governo uma forma de verificar quem está entrando no país e se essas pessoas estão cumprindo os objetivos de viagem informados no formulário;, explicou.

Imigração ilegal

Depois de um acordo assinado com o governo brasileiro em 2000, o México voltou a exigir visto em outubro de 2005, de modo a tentar coibir aqueles que usavam o país como porta de entrada para a imigração ilegal nos Estados Unidos.

Hoje, o visto de turista custa US$ 36, só é emitido presencialmente (não é necessário fazer agendamento na embaixada ou nos consulados), dá direito a múltiplos ingressos no país e é válido para viajantes em todos os meios de transporte. Já a autorização do SAE será aceita apenas para aqueles que forem ao México de avião.

A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav)