Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em leve alta nesta quinta-feira (21/10), freada pela recuperação do dólar, apesar dos bons resultados das empresas: o Dow Jones ganhou 0,35% e o Nasdaq, 0,09%.
Segundo números definitivos do fechamento, o Dow Jones Industrial Average ganhou 36,60 pontos a 11.146,57, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, subiu 2,28 pontos a 2.459,67 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 aumentou 0,18% ( 2,09 pontos), ficando em 1.180,26 pontos.
Em alta na abertura, Wall Street cedeu os lucros na metade do dia e terminou a sessão hesitante. O Dow Jones terminou, apesar de tudo, no maior nível desde 3 de maio, perto do teto da primavera no Hemisfério Norte, quando registrou os maiores valores desde setembro de 2008.
"Tivemos algumas realizações de lucros: o mercado sobe desde o Dia do Trabalho", no início de setembro, comentou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.
"Será difícil ter baixas significativas antes de 3 de novembro", acrescentou. "Será um grande dia, com os resultados das eleições (legislativas de meio de mandato nos EUA) e os comentários" do Federal Reserve ao término da reunião política monetária em 2 e 3 de novembro.
Os índices da praça nova-iorquina foram estimulados por uma avalanche de resultados trimestrais de empresas que, na maioria, superaram as estimativas dos analistas.
A queda no meio da sessão ocorreu quando a moeda americana se fortalecia.
"É impressionante", comentou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York. "Quando o dólar cai, o mercado se orienta à alta, mas quando o dólar começa a se recuperar, as ações voltam a baixar".
"A primeira explicação é a de que quando o dólar cai, aposta-se em uma intervenção enérgica do Fed", acrescentou. "O mercado é cego, não observa o suficiente os resultados - extremamente alentadores - inclusive do ponto de vista do consumo interno".
O mercado de obrigações retrocedeu. O rendimento dos bônus do Tesouro com 10 anos de prazo aumentou para 2,531% contra 2,470% na noite de quarta-feira e o dos títulos com 30 anos a 3,940% contra 3,888%.