Jornal Correio Braziliense

Economia

Copom decide manter taxa Selic em 10,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu em reunião nesta quarta-feira (20/10) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 10,75% ao ano, sem viés. A decisão foi tomada por unanimidade entre os membros do colegiado após análise do cenário macroeconômico e das perspectivas para a inflação. O encontro de hoje foi o sétimo e penúltimo do ano.

Havia entre os especialistas a expecativa de que o comitê pudesse manter o atual patamar de 10,75% ao ano, decidido na reunião em 1; de setembro.

A expectativa agora é que o BC volte a aumentar os juros no início de 2011. O Copom realizará mais uma reunião neste ano, em 7 e 8 de dezembro, e, de acordo com o boletim Focus dessa terça-feira, não fará grandes alterações na taxa Selic.

Em julho, o comitê aumentou a Selic em 0,5 ponto percentual e elevou para 10,75% a Selic, após a divulgação de indicadores que apontaram desaceleração da economia no país. O colegiado começou a subir a taxa em abril - até março de 2009 ela estava em 8,75% ao ano, mínima histórica.

O Copom foi instituído em junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a Selic. Fazem parte do colegiado o presidente do BC, Henrique Meirelles, e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Fiscalização, Liquidações e Desestatização e Administração.

A taxa Selic serve de base para os empréstimos a empresas e aos consumidores.