NOVA YORK - Os preços do petróleo se recuperaram nesta segunda-feira (18/10) em Londres e Nova York, com o barril superando os 83 dólares. O resultado apagou as perdas de sexta-feira, graças a alta de Wall Street e aos problemas de abastecimento na França.
Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro encerrou a 83,08 dólares, uma alta de 1,83 dólar em relação a sexta-feira.
Na Intercontinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em dezembro ganhou 1,92 dólar, a 84,37 dólares.
"Tivemos uma reversão de tendência nos mercados da bolsa, que dão um certo apoio aos preços da energia", afirmou Matt Smith, da Summit Energy. "Os preços realmente se recuperaram com o retorno do gosto pelo risco. Isso leva os investidores a colocar seu dinheiro nas matérias-primas ou em ações em vez de valores considerados seguros, como os bônus do tesouro ou o dólar", acrescentou.
A Bolsa de Nova York, frequentemente considerada pelos operadores do setor petroleiro como um termômetro das perspectivas econômicas, evoluía em leve alta na segunda parte da sessão, estimulada por resultados financeiros do banco Citigroup.
"Parece que a recuperação do petróleo foi mais técnica que outra coisa", observou, por sua vez, Phil Flynn, da PFG Best Research. "As greves na França provavelmente tenham um impacto, porque isso poderia aumentar as exportações dos EUA para a Europa", emendou.