Jornal Correio Braziliense

Economia

Déficit público: Paris e Berlim querem revisar tratado de Lisboa

DEAUVILLE - França e Alemanhã farão uma proposta a Bruxelas para reforçar as sanções contra os países da União Europeia com "déficit excessivo". Ao mesmo tempo, os dois países querem modificar o Tratado de Lisboa antes de 2013 para lutar contra a crise. As afirmações são do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"A proposta para corrigir nossos déficits e coordenar melhor nossas políticas econômicas prevê que um Estado em déficit público excessivo que não tenha tomado em seis meses as medidas necessárias seja punido", declarou Sarkozy. Ele falou aos jornalistas após no fim de um encontro em Deauville (norte) com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Paris e Berlim também desejam que o Conselho Europeu possa, "com maioria qualificada, aplicar sanções preventivas se um Estado não reduzir o suficiente seus déficit", esclareceu.

Para permitir "uma instauração rápida" dessas medidas, França e Alemanha decidiram propor juntos uma revisão do tratado europeu de Lisboa antes de 2013, acrescentou o presidente francês.