Jornal Correio Braziliense

Economia

Confiança no e-commerce chega a 87,29%, maior nível histórico

Os consumidores brasileiros que realizam compras por meio de lojas virtuais estão cada vez mais satisfeitos. Em agosto, o Índice de Confiança do e-Consumidor, que mede o grau de contentamento das pessoas que adquiriram produtos pela internet, ficou em 87,29%. Desde que o indicador começou a ser divulgado, em fevereiro de 2009, esse foi o melhor desempenho já registrado, empatando com o recorde anterior, de agosto do ano passado. A previsão da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) é de que as vendas cheguem a R$ 15 bilhões em 2010 número quase 50% superior aos R$ 10,8 bilhões de 2009.

[SAIBAMAIS]Criado pela camara-e.net em parceria com a consultoria e-bit e com o Movimento Internet Segura (MIS), o índice reflete a média de satisfação dos consumidores que fizeram compras nas 2,5 mil lojas de comércio eletrônico conveniadas. Para levantar esses dados, o internauta é convidado a responder duas pesquisas: uma após concluir a transação na rede e outra depois de receber o produto em casa. Neles, o consumidor (1) avalia diferentes questões referentes à experiência de compra, como facilidade de efetuar o pagamento, informações sobre produtos, preços, navegação, prazo de entrega, qualidade de atendimento e política de privacidade. O levantamento foi feito com 123.841 pessoas entre 1; e 31 de agosto.

Evolução
Segundo dados do setor divulgados pela e-bit, as vendas no e-commerce cresceram 40% no primeiro semestre. Excluindo os segmentos de veículos, passagens aéreas e leilões virtuais, os brasileiros gastaram aproximadamente R$ 6,7 bilhões com compras de janeiro a junho. No mesmo período de 2009, o montante atingido pelo setor foi de R$ 4,8 bilhões.

O aumento se deu principalmente pela expansão de itens ligados à Copa do Mundo, como artigos esportivos e televisores de tela plana. Além deles, assinaturas de revistas e jornais, eletrodomésticos, livros, cosméticos, medicamentos e informática lideraram o ranking dos mais procurados pelos consumidores. O valor médio gasto também cresceu, atingindo R$ 379, numa alta de 17%.

1 - 23 milhões de usuários
Hoje, o Brasil conta com 70 milhões de usuários de internet, sendo que 43 milhões possuem conta de internet banking. De acordo com a camara-e.net, em 2009 o Brasil somou 17,2 milhões consumidores que realizaram compras pela rede. Para este ano, a expectativa é que esse número alcance os 23 milhões de usuários.