Washington - Os Estados Unidos deveriam cobrar impostos mais altos dos ricos, afirmou o bilionário Warren Buffett, terceira maior fortuna mundial, em uma palestra sobre as mulheres mais poderosas, organizada pela revista Fortune nesta terça-feira (5/10) em Washington.
"Será necessário cerca de 20% do PIB para financiar tudo o que acreditamos termos direito de ter nesse país, e ninguém vai nos dar esse dinheiro", declarou Buffett, um dos poucos homens convidados à conferência. "Se não tirarem (dinheiro) de pessoas como eu, não conseguirão tirar de quem serve comida", declarou o bilionário, que prometeu destinar a quase totalidade da fortuna a obras de caridade.
Graças às reduções de impostos acordadas aos contribuintes mais ricos pelo ex-presidente George W. Bush, Warren Buffett afirma ser a pessoa que paga menos impostos proporcionalmente na empresa, menos que a secretária e que a empregada doméstica.
"Pago, proporcionalmente, uma taxa mais baixa que a empregada doméstica, o sistema não deveria funcionar assim", completou Buffett, presidente executivo do grupo investidor Berkshire Hathaway.
O tema da prolongação das isenções aos mais ricos está no centro do debate eleitoral na campanha para as legislativas de metade de mandato nos Estados Unidos.