Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira (4/10), afetada por comentários negativos no início de uma semana rica em dados econômicos. O Dow Jones perdeu 0,72%, e o Nasdaq, 1,11%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 78,41 pontos, a 10.751,27 pontos, e a bolsa eletrônica Nasdaq caiu 23,23 pontos, a 2.344,52 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor;s 500 retrocedeu 0,80% (9,21 pontos), a 1.137,03 pontos.
"É muito difícil encontrar boas notícias hoje", constatou Gregori Volokhin, da Meeschaert New York.
No início do último trimestre, circularam mudanças nas previsões sobre o crescimento dos Estados Unidos.
"Começamos a pensar que no próximo trimestre poderíamos ter um crescimento nulo ou negativo", afirmou Volokhin.
Comentários negativos de analistas, principalmente sobre o gigante da informática Microsoft ou sobre a próxima temporada de resultados de empresas, também pesaram.
"Nos demos conta de que os analistas começaram a revisar as previsões de lucros para (as empresas do) S 500", constatou Gregori Volokhin.
O mercado se prepara para uma semana carregada de atualidade econômica, com a estreia da temporada de resultados, iniciada nesta segunda-feira pelo fabricante de refrigerantes Pepsico e de alumínio Alcoa.
"Tivemos um excelente mês de novembro, mas agora as pessoas esperam os anúncios das empresas nesta semana e na próxima", observou Art Hogan, da Jefferies.
No front macroeconômico, o fim de semana será marcado pela publicação na sexta-feira de dados mensais do emprego nos Estados Unidos, muito esperados pelos mercados financeiros.
O mercado obrigatório beneficiou-se da prudência dos investidores. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos caiu para 2,479% contra 2,526% na noite de sexta-feira, e os títulos de 30 anos para 3,710% contra 3,721%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.