Washington - O conselho de vigilância da estabilidade financeira dos Estados Unidos foi oficialmente constituído nesta sexta-feira (1/10) em Washington, reunindo a abertura e pela primeira vez em volta da mesma mesa vários reguladores do setor.
A primeira reunião da instância, criada pela lei de reforma de regulamentação financeira, promulgada em julho, foi realizada no Departamento do Tesouro, e presidida pelo secretário Timothy Geithner.
Antes, Geithner havia feito consultas com os diretores das várias autoridades reguladoras existentes: sete federais e três de estados federados (Califórnia, Carolina do Norte e Missouri), que destacaram a pertinência do novo órgão.
"Todos temos os nossos interesses particulares, nossas forças, nossas perspectivas. Este conselho nos permitirá tirar algo destas perspectivas e a cada um de nós aprender com os demais o que está acontecendo no sistema financeiro", disse o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke.
A última parte da reunião, transmitida pela internet, foi dedicada à adoção de várias moções, sendo a mais chamativa a de submeter à opinião pública a "regra de Volcker", que proíbe aos bancos americanos especular nos mercados em benefício próprio.