Jornal Correio Braziliense

Economia

Wall Street inicia outubro em alta

Nova York - A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira (1/10), apesar de indicadores econômicos seguindo diferentes direções, mantendo o impulso do mês de setembro: o Dow Jones ganhou 0,39%; o Nasdaq, 0,09%.

Segundo números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 41,63 pontos, a 10.829,68, e o Nasdaq subiu 2,13 pontos, a 2.370,75.

O índice ampliado Standard & Poor;s 500 avançou 0,44% (5,04 pontos), a 1.146,24 pontos.

O mercado começou o mês no azul, seguindo a tendência de um mês de setembro excepcional, no qual o índice Dow Jones subiu cerca de 8%.

"Os anúncios econômicos do dia foram díspares, mas indicam que a economia interrompeu sua queda", considerou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

Principal obstáculo para a alta desde a abertura, a divulgação do índice ISM de manhã mostrou uma desaceleração da atividade industrial em setembro.

Mas outros indicadores registraram alguns pontos positivos. Os gastos de consumo das famílias americanas aumentaram mais do que o previsto em agosto e o índice de confiança dos consumidores da Universidade de Michigan não caiu tanto como temiam os economistas.

"Há uma continuidade depois de um setembro muito sólido. Mas os indicadores são um pouco díspares, há uma volatilidade muito grande", observou Andrew Fitzpatrick, da Hinsdale Associates.

A forte queda do dólar, que atingiu o nível mais baixo em seis meses frente ao euro nesta sexta-feira, sustentou os preços do petróleo, assim como os sólidos indicadores na China. Esse panorama aumentou a procura pelos papéis do setor de energia.

O mercado de obrigações teve leve queda. O rendimento do bônus do Tesouro para 10 anos subiu para 2,522% contra 2,517% na noite de quinta-feira e o dos títulos para 30 anos foi a 3,714% contra 3,687%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto aos preços.