Curitiba ; Por causa da greve dos bancários, 12 centros administrativos (que respondem pelos serviços internos das agências), onde trabalham cerca de 8,4 mil pessoas, estão fechados na capital paranaense. De acordo com último levantamento do Sindicato dos Bancários de Curitiba, só na capital e região metropolitana 235 agências não abriram nesta quarta-feira (29/9), número que corresponde a 52% do total de agências da região, com estimativa de mais 6 mil bancários parados. Dessas, 109 são de bancos públicos e 126 de instituições privadas.
No total, segundo o sindicato, cerca 14,4 mil trabalhadores aderiram à greve na região, o que significa adesão de 80% da categoria em Curitiba e municípios vizinhos. O sindicato, em nota de esclarecimento à população, pede desculpas pelos transtornos provocados pela greve. Alguns grevistas fazem plantão nas portas das agências para orientar a população a usar os serviços de autoatendimento.
Os bancários pedem reajuste salarial de 11%. Argumentam que os bancos lucraram 32% no ano passado e, por isso, o reajuste seria viável. ;Mas eles (bancos) não querem dar 11% de reajuste que reivindicamos;, afirmou o sindicato em nota. Uma nova assembleia da categoria no Paraná está marcada para o fim da tarde da próxima sexta-feira.