Brasília - O Diário Oficial da União divulga na edição desta sexta-feira (24/9) a circular do Banco Central que estabelece nova metodologia de cálculo da taxa Ptax e seu cronograma de implantação. As taxas Ptax são usadas nas transações de compra e venda de dólares dos Estados Unidos e divulgadas pelo Banco Central do Brasil.
O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Luiz Mendes, anunciou nesta quinta-feira (23/9) a alteração que valerá a partir de 1; de julho. O cálculo será baseado em quatro consultas diárias às instituições credenciadas como dealers de câmbio (bancos por meio dos quais o BC atua no mercado de câmbio). Os resultados de cada consulta serão definidos pela média das respectivas cotações, excluídos os dois maiores e os dois menores valores informados. A Ptax será dada pela média aritmética simples das quatro consultas e será divulgada por volta das 13h.
Mendes afirmou ontem que a mudança ;não terá efeito prático;. A intenção, acrescentou, ;é fazer com que o mercado à vista de câmbio ganhe mais importância do que tem hoje;, uma vez que o mercado futuro tem muito mais liquidez e concentra a maioria das operações.