Os preços do petróleo recuperaram-se nesta segunda-feira (20/9) em Londres e Nova York, sustentados pelos mercados de ações, depois de quatro sessões em baixa.
No New York Mercantile Exchange (Numex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro fechou em 74,86 dólares, alta de 1,20 dólar em relação à sexta-feira.
No IntercontinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro ganhou 1,11 dólar, a 79,32 dólares.
"Quando se olha o que acontece nos mercados, observa-se um otimismo generalizado sobre o comunicado" que será publicado na terça-feira pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), constatou Jason Schenker, da Prestige Economics.
Os índices de Wall Street evoluíam para cima nesta segunda-feira até o fim da sessão, antes deste evento muito seguido pelos mercados financeiros. Os investidores querem saber o que os dirigentes da política monetária pensam da desaceleração da economia registrada nos últimos meses e se estão sendo preparadas novas intervenções com o objetivo de sustentar a atividade.
"(Todos) Acompanham as notícias econômicas e o mercado de ações", disse Tom Bentz, do BNP Paribas.
"O anúncio de que a recessão terminou em junho de 2009 provavelmente contribuiu para elevar o otimismo dos operadores", completou. Mas, em geral, os preços caíram até o fim de semana passado em antecipação à reabertura do oleoduto da Enbridge (norte dos EUA). Agora que está novamente em serviço, imagino que o movimento de venda esgotou-se e voltemos à recuperação".
No total, os preços caíram cerca de 3,5 dólares nas quatro sessões anteriores, graças a rápidos avanços no conserto do oleoduto, que alimenta as refinarias americanas com petróleo canadense, e ficou fechado somente por uma semana.