Jornal Correio Braziliense

Economia

Veículos: Smart fortwo Cabrio cabe em qualquer vaga, é ágil e bem equipado

Uma boa opção para quem procura um carro econômico e valente nas pistas. O problema é a suspensão muito dura, não indicada para as pistas brasileiras

Não há como escapar dos olhares curiosos quando se está dirigindo o modelo da Smart lançado em abril de 2009 no Brasil. Além do tamanho, apenas 2,69m, o fortwo (assim mesmo, em minúsculo, tal como o carro) chama atenção também por um design um tanto quanto diferente para os padrões brasileiros. A motorização, no entanto, é compatível com os veículos populares do país. O fortwo é 1.0, tem três cilindros e 84cv de potência. Pode ser encontrado em três versões, a Cabrio (conversível), a Coupé e a Brabus. Todas com câmbio automatizado de cinco marchas e com opção de troca manual.

A primeira impressão ainda pelo lado de fora do carro é que para pessoas acima de 1,8m não será possível andar com conforto. No entanto, ao entrar, qualquer dúvida quanto a espaço é resolvida. O banco do motorista é capaz de acomodar com tranquilidade os mais altos. O assento do passageiro é posicionado mais para trás que o do motorista, dando aos ocupantes um espaço melhor entre os ombros. Dentro do fortwo, é possível ver padrão de acabamento típico dos carros da Mercedes-Benz. Pouco plástico e revestimentos em tecido de qualidade.

O painel de instrumentos é simples e informa com facilidade os principais comandos acionados no carro. O fortwo traz contagiros e relógio no painel, que dão ao veículo um toque ainda mais distinto. Controles como seta, ar-condicionado e comando dos vidros elétricos estão sempre à mão. O fortwo conta, ainda, com rádio CD e MP3. O porta-malas segue o padrão do veículo e é capaz de receber até 220l de carga. Uma rede de proteção que há entre o banco e o porta-malas torna-se indispensável para guardar objetos pequenos e serve como um substituto ao porta-luvas.

Segurança é o forte do veículo da Smart, todos vêm equipados com airbags de cabeça/tórax e laterais para motorista e passageiro como equipamento de série. O sistema ESP também é um componente de fábrica no fortwo e inclui uma função de assistência de partida integrada em subidas íngremes, que impede o automóvel de voltar para trás enquanto se move em rampas muito inclinadas. O ABS completa a linha de segurança do pequeno.

Na pista
O fortwo Cabrio, testado pelo Veículos, é um carro essencialmente urbano. Cabe em qualquer lugar, é esperto nas ultrapassagens e nas retomadas e perfeito para enfrentar trânsitos caóticos. Pode ainda ser usado para viagens curtas, mas não é indicado para passar muito tempo na estrada, mesmo com a ajuda das 12V, que contribui para que o veículo seja realmente esperto.

A direção firme dá ao carro estabilidade necessária para uma condução tranquila pelas pistas. A velocidades superiores a 120km/h, os ventos balançam muito o fortwo, mas o sistema de segurança o mantêm firme no asfalto. Os 84cv surpreendem no trânsito e dão potência de sobra para o pequeno notável. A Smart informa que o consumo em circuito urbano pode ultrapassar o 20km/l. No teste, com trânsito moderado, o fortwo chegou a 15km/l, utilizando o câmbio automatizado.

A suspensão é um dos pontos contraditórios do fortwo. Ela é dura, justamente para dar maior estabilidade ao carro. No entanto, para estradas esburacadas ou cheias de imperfeições como as de Brasília, o passeio no veículo parece uma tortura. Ao menor buraco, o estrondo e o chacoalhar dentro é intenso. Esteja preparado também para os ;soluços; provocados pela troca de marchas do câmbio automatizado, principalmente, da segunda para a terceira. Barulhos também não vão faltar dentro e fora do fortwo. Pelo fato de ser pequeno, os ruídos parecem reverberar dentro da cabine, principalmente o barulho do motor e do escapamento, quando em marcha lenta.

O fortwo Cabrio sai em Brasília por R$ 76 mil. No mercado, é possível encontrar concorrentes altura do modelo da Smart. O 500 da Fiat, capaz de acomodar quatro passageiros, pode ser encontrado na versão 1.4 16V Dualogic, com 100cv de potência a partir de R$ 65.540. Uma opção mais cara, mas com conforto aprimorado, é o Mini Cooper. Com motor 1.6 e até 211cv, dependendo do modelo, o veículo da BMW é vendido a partir de R$ 92 mil.

VERSÃO BRASILEIRA
Em maio, a Mercedes-Benz colocou no mercado a edição brasileira do Smart fortwo. Com 300 unidades produzidas (100 já foram vendidas), ela é caracterizada visualmente pela cor amarela, além da decoração exclusiva que reveste partes do carro com motivos da bandeira brasileira. Vendido a R$ 49,9 mil, o modelo é equipado com um motor de 71cv de potência e vem com função start/stop, que, segundo a fabricante, é responsável pela economia de 10% a 20% no consumo urbano do veículo. Essa função desliga o motor do veículo sempre que ele cai para uma velocidade inferior a 8km/h e o motorista está pressionando o pedal de freio. Ao retirar o pé do pedal, o motor será ligado novamente em uma fração de segundo.

Dados Técnicos

Motor
Tipo: gasolina
Número de cilindros/configuração: 3 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Capacidade cúbica (cm3): 999
Diâmetro x curso (mm): 72 x 81.8
Potência máxima (kW / cv): 62 / 84 a 5.250 rpm
Torque máximo (Nm / kgfm): 120 / 12,2 a 3.250 rpm

Transmissão
Tipo: automatizada de 5 velocidades com sistema Softouch

Chassi
Suspensão dianteira: independente, McPherson, molas helicoidais, amortecedores, barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores

Freios: discos na dianteira e tambores na traseira

Assistência eletrônica ESP, controle eletrônico de estabilidade Hill Start, assistência de arrancada em subidas ABS, sistema antitravamento de freios EBD, distribuição eletrônica de força de frenagem, ASR, controle de tração BAS, assistência eletrônica de frenagem

Rodas dianteiras: 4,5 J x 15
Traseiras: 5,5 J x 15

Pneus dianteiros: 155/60 R15
Traseiros: 175/55 R15

Pesos e Dimensões
Entreeixos (mm): 1.867
Bitola dianteira (mm): 1.283
Bitola traseira (mm): 1.385
Comprimento (mm): 2.695
Largura (mm): 1.559
Altura (mm): 1.542
Diâmetro de giro (m): 8.75
Porta-malas (l): VDA 220 - 340
Peso em ordem de marcha (kg): 770 (cabrio: 800)
Carga útil (kg): 280 (cabrio: 250)
Peso bruto total (kg): 1.050
Tanque / reserva (l): 33 / 5

Desempenho

Velocidade máxima (km/h): 145
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,9