Brasília - O mercado de flores e plantas ornamentais deve crescer 15% este ano na comparação com 2009. A projeção é da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais, que se reuniu nesta quarta-feira (8/9) no Ministério da Agricultura e da Pecuária (Mapa). A estimativa é de que o setor movimente R$ 4 bilhões em 2010.
Segundo a nova presidente da câmara, Silvia Van Rooijen, que tomou posse hoje, o aumento nas vendas se deve à melhoria da estrutura logística, que tem facilitado a distribuição, e ao aumento do poder aquisitivo da população. ;O aumento da renda tem reflexo direto sobre o consumo de flores e plantas, pois o produto se torna mais acessível a todas as camadas sociais que acabam, inclusive, incorporando a compra no dia a dia;, afirmou.
Uma das barreiras para o crescimento do setor, discutida durante a reunião, é a informalidade, principalmente em relação ao mercado de flores. A câmara setorial também está preocupada com a ausência de estatísticas periódicas consolidadas. Silvia Van Rooijen disse que, com dados atualizados, as tendências de mercado poderão ser identificadas mais rapidamente e a produção responderá no tempo certo aos aumentos de demanda.