Jornal Correio Braziliense

Economia

Venda de automóveis importados cresce e preocupa montadoras nacionais

São Paulo ; A venda de veículos novos registrou em agosto o segundo melhor resultado histórico. Foram licenciadas 312,8 mil unidades, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (8/9) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado só é menor do que o registrado em março deste ano, quando 353,7 mil unidades foram vendidas. Esse desempenho do mercado só não foi mais comemorado pelas montadoras nacionais porque 18,3% dos veículos vendidos no mês não foram produzidos no Brasil. De acordo com a Anfavea, foram vendidos 57,2 mil veículos importados em agosto, o que representa 5,7% a mais do que em julho. Já a venda de nacionais cresceu 3,6%.

De janeiro a agosto, a venda de veículos importados cresceu de forma ainda mais vigorosa do que a dos nacionais: 35,8% contra 5,7% respectivamente.

O consumo crescente de carros importados preocupa o setor. Para o presidente da Anfavea, Cleodorvino Bellini, o ritmo das importações não dá sinais de arrefecimento e pode ter efeitos negativos sobre a economia do país. ;Estamos preocupados que a venda de importados cresça em ritmo exponencial. Isso causa um desequilíbrio. Estamos criando empregos fora, não aqui;, reclamou.

Bellini disse que não é a favor de medidas protecionistas. Porém, ressaltou que o país precisa facilitar as exportações para compensar a entrada de produtos vindo do exterior. Mas ;o câmbio valorizado dificulta;, ressalvou.

Dados da Anfavea apontam que as exportações cresceram 0,8% em agosto deste ano na comparação com julho. De janeiro a agosto, cresceram 54,9% ante o mesmo período de 2009. Este dado, entretanto, não é representativo, segundo Bellini. ;Naquele período, estávamos na crise. Ninguém tinha crédito para comprar. As exportações ainda não retomaram o nível de antes da crise.;