O período de venda de ações da Petrobras no processo de capitalização deve começar em 24 de setembro. A informação é do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. ;O processo de capitalização se inicia em 24 de setembro e se encerra no dia 27. Será a maior capitalização que qualquer empresa já fez na história;, disse o ministro.
A Caixa Econômica Federal também divulgou ontem os procedimentos para os investidores autorizados a usar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Quem já havia comprado ações da estatal, em agosto de 2000, pelo Fundo Mútuo de Privatização (FMP), e manteve a aplicação até 30 de junho deste ano, pode aderir à oferta na próxima semana, entre os dias 13 e 16. Mas terão que obedecer o limite máximo de aplicação, de até 30% do saldo total da conta do FGTS.
É importante que o cotista do FMP-FGTS faça uma análise detalhada das possibilidades. Depois que concordar em comprar as ações, não poderá mais desistir, e se quiser retornar o valor para a conta vinculada do FGTS, terá de aguardar o período de carência de um ano. Os especialistas no assunto acham que se trata de uma oportunidade imperdível. Carlos Manuel Pereira de Sousa, da Consultoria Lopes Filho, ressalta que ;quem puder, deve entrar nessa operação;.
Sousa citou exemplo de clientes que tiveram seus rendimentos multiplicados por 15 em oito anos. ;As ações caíram bastante antes da definição do processo de capitalização. Mas, em breve, ultrapassarão os R$ 40 e, a médio e longo prazos, depois da exploração do pré-sal, terão um crescimento absurdo, enquanto as outras empresas do setor estão decaindo;, sinalizou.
A distribuição das ações da Petrobras será feita em três fases: a prioritária, para acionistas, na qual serão distribuídas até 80% da quantidade inicial de ações ordinárias e preferenciais; a de varejo, para os empregados da Petrobras (terão preferência), e pessoas físicas; e para investidores institucionais (pessoas jurídicas, instituições financeiras e clubes de investimento do Brasil e do exterior).
Saiba mais
; O trabalhador deve analisar com bastante calma se quer utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no processo de capitalização da Petrobras e quanto vai investir. Porque, após concretizado o negócio, não poderá mais desistir.
; Só poderão usar os recursos do FGTS (no máximo 30% do valor total), os cotistas do Fundo Mútuo de Privatização (FMP) que mantiveram a aplicação até o último dia 30 de julho.
; O prazo para aderir à oferta de ações é de 13 a 16 de setembro. Basta apresentar o extrato das contas e formalizar o pedido na mesma administradora de FMP-FGTS da primeira aplicação.
; A Caixa Econômica Federal vai enviar, a cada dois meses, o extrato atualizado dos rendimentos.
; O trabalhador pode também ver o saldo no autoatendimento da Caixa, se tiver o Cartão Cidadão, ou nas agências.